segunda-feira, 9 de maio de 2011

Alligator - O Jacaré Gigante (Alligator 1980)







Sinopse :

Família volta da Flórida para Chicago trazendo um filhote de jacaré. O pai, querendo se livrar do problema de criar o réptil, joga o filhote na privada. Ele sobrevive e, nos esgotos, alimenta-se de lixo radiativo, tornando-se um monstro gigantesco que sai às ruas da cidade fazendo vítimas.

Informações Técnicas

Título no Brasil: Alligator - O Jacaré Gigante
Título Original: Alligator
País de Origem: EUA
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 91 minutos
Ano de Lançamento: 1980
Direção: Lewis Teague

Elenco

Robert Forster ... David
Robin Riker ... Marisa
Michael V. Gazzo ... Chief Clark
Dean Jagger ... Slade
Sydney Lassick ... Gutchel
Jack Carter ... Mayor
Perry Lang ... Kelly
Henry Silva ... Brock
Bart Braverman ... Kemp
John Lisbon Wood ... Mad Bomber
James Ingersoll ... Helms
Robert Doyle ... Bill
Patti Jerome ... Madeline
Angel Tompkins ... Newswoman
Sue Lyon ... ABC Newswoman
Leslie Brown ... Marisa
Buckley Norris ... Bob
Royce D. Applegate ... Callan
Tom Kindle ... Announcer
Jim Brockett ... Gator Wrestler
Simmy Bow ... Seedy
Jim Boeke ... Shamsky
Stan Haze ... Meyer
James Arone ... Sloan
Peter Miller ... Sgt. Rice
Pat Petersen ... Joey
Micole Mercurio ... Joey's Mother
Frederick Long ... Sparks
Ed Brodow ... Ross
Larry Margo ... Stanley
Philip Luther ... Purdy
John F. Goff ... Ashe
Elizabeth Halsey ... Policewoman
Barry Chase ... Policeman 1
Richard Partlow ... Policeman 2
Jerado Decordovier ... Gator Vendor 1
Vincent De Stefano ... Gator Vendor 3
JoJo D'Amore ... Gator Vendor 4
Bella Bruck ... Dot
Kendall Carly Browne ... Ann
Danny Baseda ... Radioman
Tink Williams ... Hector
Corkey Ford ... Chi Chi
Charles R. Penland ... Tyrone
Anita Keith ... Old Lady
Mike Mazurki ... Gatekeeper
Margaret Muse ... Society Matron
Michael Misita ... Reporter 1
Harold Greene ... Reporter 2
Jim Alquist ... Reporter 3
Margie Platt ... Bride
Nike Zachmanoglou ... Maid at Party
Gloria Morrison ... Woman at Bar-B-Que
Robert Hammond ... Wedding Guest
Kane Hodder ... Alligator
Dana MacDuff ... Punk
Amy Panter ... Party Guest

CRÍTICAS:

Talvez o mais convincente e aterrorizante dos filmes envolvendo animais furiosos e fora de controle tenha sido o Tubarão, que Steven Spielberg dirigiu em 1975, reforçando ainda mais uma temática já bastante freqüentada pelos roteiristas; mas se Tubarão foi uma super produção, em seu rastro veio uma verdadeira avalanche de produções inferiores, de baixo orçamento.

Produzido cinco anos depois, em 1980, Alligator - O Jacaré Gigante foi uma dessas crias naturais, mas, ao contrário de muitas outras, não decepcionou - seu roteiro é divertido e tem ótimo rendimento visual. Dessa vez é um jacaré, se quisermos ser ufanistas, o vilão da história.

Doze anos depois de uma garotinha ver seu bichinho de estimação - um filhote de jacaré - descer privada abaixo por causa de seu pai raivoso, o sistema de águas e esgotos da cidade de Chicago descobre restos de pessoas e animais boiando nas estações de tratamento e não demora muito para se chegar à conclusão de que há um gigantesco jacaré habitando o local.

Na verdade é um jacaré que cresce nos esgotos subterrâneos da cidade depois de passar todo esse tempo se alimentando de restos de cachorros que haviam sido vítimas de experiências hormonais de crescimento; ou seja, o vilão, nessa história toda, é, mais uma vez, o próprio homem - no caso, os inescrupulosos cientistas responsáveis pelas experiências, que não se davam ao trabalho de cremar as cobaias, aliados aos políticos corruptos que os acobertam. Assim, além da estocada no governo, o filme critica os métodos científicos e a utilização indiscriminada de cobaias em laboratórios de pesquisa - ao menos é o que parece. Uma outra alfinetada ecológica inegável é o fato de uma das primeiras vítimas estar usando um sapato feito com couro de jacaré, como nos informa o chefe de polícia. Precisa mais?

De qualquer forma a diversão é garantida, repleta de boas cenas de violência e ataques do monstro gigante - um jacarezinho de 10 ou 12 metros de comprimento, com outros tantos de largura - num roteiro muito bem equilibrado entre o suspense e a sangria (a versão exibida na TV foi cortada em algumas partes). Embora em algumas cenas seja visível a utilização de um jacaré comum rodeado por casas e carros miniaturizados, méritos para os envolvidos com os efeitos especiais, que se deram ao trabalho de construir uma engenhoca mecanizada (tipo o tubarão) que rende boas e convincentes seqüências de ataques - especialmente aquela seqüência na festa do prefeito da cidade (que vira um aperitivo do monstro), próximo ao final. Só é difícil de engolir que um bicho daquele tamanho possa se esgueirar tranqüilamente pelos subúrbios da cidade e se alojar em piscinas sem ser notado pela população, como o roteiro dá a entender que acontece - principalmente levando-se em conta a enorme publicidade dada ao caso do estranho animal. O caso é que, desde então, os jacarés já renderam várias películas similares, algumas até bem recentes.

Dirigido pelo eficiente Lewis Teague (responsável por duas boas adaptações de obras de Stephen King para o cinema, Cujo, de 1983, e Olhos de Gato, de 1985), a partir do roteiro de John Sayles (o mesmo do divertido e paródico Piranha), Alligator traz no elenco Robert Forster no papel do chefe de polícia encarregado de descobrir as misteriosas mortes no subterrâneo; Robin Riker, como sua companheira improvisada, na verdade uma especialista em répteis; o canastrão Henry Silva (que diabo de nome!) como um caçador destemido e imbecil que se dá mal; e Bart Bravemann, como um repórter enxerido daqueles bem chatos, que a gente torce pra morrer logo - e que morre logo, para nossa felicidade completa - entre outros nomes menos cotados.

É indispensável ver o grafite que conclui a película, na verdade um gancho introdutório para a seqüência que veio em 1991, bastante inferior. Além de ter sido reprisado na televisão aberta um milhão de vezes, o filme também está disponível no mercado nacional de Vídeo VHS, pela "Paris Vídeo".

Trailer



Arquivo : Avi
Aúdio : legendado em Português
Tamanho do Arquivo : 539 Mb

Download Aqui

Ou

Legendado – DVDRip/XviD


Download Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário