terça-feira, 3 de maio de 2011

Criaturas - Critters (1986)






ANO DE LANÇAMENTO
1986 (EUA)

DIRETOR
Stephen Herek

ELENCO

Dee Wallace Stone
M Emmet Walsh
Billy Green Bush
Scott Grimes
Nadine Van Der Velde
Don Opper
Terrence Mann
Billy Zane
ROTEIRO
Stephen Herek
Domonic Muir
Don Keith Opper

PRODUÇÃO
Rupert Harvey; Barry Opper

FOTOGRAFIA
Tim Suhrstedt

DURAÇÃO:
82 minutos

DISTRIBUIDORA:
LK-Tel Vídeo/Columbia


CRIATURAS
(Critters)

Os Kriters, perigosas criaturas canibais, fugiram de uma prisão de segurança máxima de uma galáxia próxima. Eles chegam à Terra famintos e o aviso do diretor do presídio ('Pegue-os antes que se alimentem') chega tarde demais.

CRÍTICAS

Aahhh!!!!! Os anos 80!
Época de Atari com seus joguinhos barulhentos e cheio de luzinhas, de música New Wave e Hard Rock, "mullets" era o corte de cabelo do momento, paletós com ombreiras, "Daniel Azulay e a Turma do Lambe-Lambe" passando na tevê, todo mundo se reunia na frente da telinha para assistir "A Super Máquina"...

Pois é... Caso você tenha menos de 20 anos de idade e provavelmente não vivenciou esta fase, está pensando: "- Do que esse mané tá falando?". Uma coisa eu lhe digo amigo: "- Sorte sua que o cinema é imortal, pois foi uma época de ouro para os filmes de terror".

Hoje em dia predomina o politicamente correto, com produções apenas interessadas em se aproveitar do vácuo deixado por algum sucesso espontâneo. Geralmente filmes com pouca ou nenhuma graça e diversão zero. Fazendo com que o tempo onde se faziam filmes sem compromissos, onde regras podiam ser quebradas e o importante era o resultado final e não o caixinha dos realizadores, se torne realmente mais interessante.

Neste contexto é que apareceu "Criaturas (Critters)", produção de baixo orçamento e totalmente descompromissada, feita em 1986. Misturando um pouco de ficção-cientifica, uma atmosfera de horror e uma pitada de comédia foi produzido uma verdadeira pérola dos anos 80.

Dirigido e escrito por um estreante chamado Stephen Herek o filme é um barril de diversão. Stephen acertou a mão, fazendo um dos poucos filmes de terror dos anos 80 que é lembrado até hoje, mas depois largaria o terror e se interessaria por produções mais Hollywoodianas dirigindo gente como Eddy Murphy e Mark Wahlberg.

A história não é o forte, mas combina completamente com o propósito do filme: Uma nave está transportando alguns prisioneiros para uma prisão espacial. Entre eles encontramos oito pequenas criaturas chamadas "Krites", seres pequenos e peludos, com um apetite voraz e que atiram espinhos envenenados, isso sem falar que eles se movimentam se enrolando como bolinhas, parecendo os seres mais perigosos que existem. Chegando na prisão os Krites conseguem escapar, matam alguns guardas, roubam uma nave e partem em direção de um planetinha azul cheio de gostosos petiscos chamados terrestres.

Para capturar os perigosos foragidos só existe uma solução: Os Caçadores de Recompensas. Seres errantes e sem forma especializados em capturar foragidos, mesmo que para isso tenham que destruir todo o lugar onde eles se encontram. Eles não possuem rostos, para poderem se camuflar adquirindo a forma dos habitantes dos planetas onde eles caçam.

Enquanto isso somos apresentados à família Brown, típicos moradores sulistas dos E.U.A (momento do colaborador filosofar: "-Que maravilha que é o Brasil!!! Nunca somos invadidos por alienígenas carnívoros ou tentando dominar tudo e nunca somos atingidos por catástrofes naturais. Eu amo esse país!). A família é composta pelo paizão Jay Brown (Billy Green Bush), a matriarca Helen Brown (Dee Wallace-Stone, que é veterana em filmes de terror tendo estrelado "Quadrilha de Sádicos", "Gritos de Horror", "Cujo" e algumas dezenas mais), a filha April Brown (Nadine Van der Velde) e o fedelho Brad Brown (Scott Grimes). Completando os personagens que irão passear pelo filme temos, Charlie McFadden (Don Keith Opper) um aparente maluco que diz que seus dentes o avisam sobre uma provável invasão alienígena. Ele é tão paranóico que se entregou à bebida e seu único amigo é o filho caçula dos Brown, com quem ele sempre conversa quando chega para trabalhar consertando carros na casa da família, Harv (o veterano ator M. Emmet Walsh que já trabalhou em centenas de filmes) como um xerife e o namorado de April, Steve Elliot (Billy Zane antes de ficar famoso estragando o filme do "Fantasma" e quase se afogando no "Titanic", aqui usando um rabo-de-cavalo horroroso).

Enquanto isso os caçadores estão chegando e antes de pousar no planeta eles precisam conhecer mais da cultura terráquea. Por meio de um dispositivo na nave eles começam a assistir imagens aleatórias sobre nossa história e um dos caçadores encontra em um clip de hard rock (Eram os anos 80, poxa vida!) uma aparência que lhe agrada. Em uma cena muito interessante sua cabeça sem rosto começa a formar músculos e pele, para a época e pelo orçamento do filme é uma cena muito bem feita. O problema é o seu companheiro que não achou nenhuma aparência que lhe agrade.

Em uma noite tranqüila a nave dos Krites corta os céus e cai na fazenda dos Brown, as criaturas estão à solta na terra e estão famintas.

"Criaturas" fez tanto sucesso que criou uma franquia com quatro filmes, todos estrelados pelo lunático Charlie McFadden, que chega a se tornar um caçador de recompensas. Os filmes são "Criaturas 2 (Critters 2: The Main Course)" de 1988, "Criaturas 3 (Critters 3)" de 1991, sendo esse o primeiro longa metragem do astro Leonardo DiCaprio e "Criaturas 4 (Critters 4)" também de 1991, direto para vídeo, onde a ação se desenrola no espaço.

Foi lançado em vídeo no Brasil e com um pouco de sorte ainda se encontra nas locadoras com maior acervo. Já foi reprisado à exaustão pelas emissoras brasileiras que hoje ignoram essa pequena obra.

Trailer High Definition



Filme para Download

Titulo Original: Critters
Título Traduzido: Criaturas
Gênero: Terror/Thriller
Tamanho: 701 MB
Duração: 1h25min
Ano de Lançamento: 1986
Idioma : (Dublado) ou Legenda
Formato: Avi
Qualidade: Dvdrip

Download Aqui

Ou

Formato:Rmvb
Tamanho:279.72 MB

Download Aqui em RMVB

Nenhum comentário:

Postar um comentário